DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Video: 90 min | Workshop: 180 min (opcional)
Português
Criado por DIVERSITY@WORK - European Union | AKF | Equality Strategies | Estonian Human Rights Center
Current Status
Not Enrolled
Price
Closed
Get Started
This curso is currently closed

Este curso tem como objetivo ajudar a desenvolver a sua compreensão dos processos por detrás da discriminação e potenciar os seus conhecimentos e competências e, assim, apoiar na sua jornada para se tornar uma pessoa mais inclusiva e influenciar a cultura da sua organização no mesmo sentido.  

Na maior parte das vezes, não pretendemos discriminar, e a maior parte do que está por detrás dos nossos comportamentos não é fácil de perceber de forma consciente. 

Pretendemos com este curso tornar estes processos conscientes e, assim, diminuir a sua influência nas decisões que tomamos todos os dias. 

Objetivos de aprendizagem:  

  • Informar sobre os valores associados às Cartas para a Diversidade Europeias 
  • Promover a compreensão dos conceitos básicos que tornam a Inclusão possível: diversidade, inclusão, estereótipos, preconceito, enviesamento inconsciente, micro-mensagens e a cadeia da discriminação 
  • Promover o desenvolvimento de práticas e políticas de diversidade e inclusão nas organizações 

Sugerimos que aplique este curso como parte integrante de um processo de Aprendizagem Mista (Blended Learning), de forma que produza mais impactos. Acreditamos que estes objetivos são melhor alcançados através de aulas em vídeo informativas e reflexivas (90 minutos) e de uma sessão presencial (de 3 horas até 7 horas). Quando existe uma sessão presencial, esta permitirá às pessoas participantes experimentar alguns dos conceitos aprendidos nas lições vídeo, fazer perguntas a uma pessoa facilitadora experiente e aprofundar a sua reflexão sobre os mesmos. Estas sessões também promoverão o networking e a interação com pessoas de diferentes organizações e/ou entre pessoas da sua organização que partilham o mesmo propósito.  

Como navegar por este curso? 

  1.  Faça LOGIN com os dados que lhe foram enviados por email. Se não recebeu este email: 1º procure no SPAM, 2º fale com a sua organização ou entre em contato connosco
  2. Comece por responder ao nosso questionário de entrada. É um pequeno questionário com múltiplas perguntas de escolha que ajudarão a começar! Não tem por objetivo avaliar; é apenas uma inspiração 🙂 
  3. Veja os vídeos Introdução para entender melhor os nossos objetivos de aprendizagem 
  4. Veja as aulas de vídeo uma de cada vez. Para cada uma encontrará um questionário final e materiais e recursos adicionais e opcionais (separador “documentos de apoio”) que pode utilizar para aprofundar os seus conhecimentos e reforçar as suas aprendizagens. Sem pressas! Pode fazê-lo ao seu próprio ritmo. 
  5. O módulo final (6) proporciona as principais dicas e conselhos para continuar a sua jornada! 
  6. Pode voltar e ver todos os vídeos quantas vezes quiser! Se tiver perguntas, pode contactar a sua organização que pode esclarecê-las. 

Esperamos que este curso lhe permita iniciar ou continuar a sua viagem para se tornar uma pessoa mais inclusiva. Quanto mais sabemos, mais percebemos que precisamos de continuar a aprender. Aconselhamos que consulte a secção com materiais, exercícios e recursos adicionais para que continue a sua jornada rumo à inclusão por si. Pode encontrá-los na secção “documentos de apoio”  e “referências” na página inicial do curso. Estas atividades não são obrigatórias para avançar no curso, mas vão ajudar a ganhar maior profundidade no entendimento dos conceitos abordados.  

Desejamos-lhe uma viagem maravilhosa! 

O curso é gratuito, mas só o disponibilizaremos para profissionais que pretendam usá-lo com um grupo de pessoas de uma ou várias organizações. Encontra-se em inglês, mas com legendas em português. Dispomos ainda de versões com legendas em estónio, polaco, croata, russo e espanhol. Audiodescrição será adicionada em breve.

Se deseja facilitar sessões e iniciar a sua própria turma para este curso, também fornecemos um guia de facilitação com o plano de sessão. Contacte-nos através dos seguintes contactos: info@diversity-work.eu

Este curso foi desenvolvido pelo projeto Diversity@Works, co-financiado pela Comissão Europeia. Para mais informações, visite o nosso site em: www.diversity-work.eu 

O conteúdo deste curso de aprendizagem mista representa apenas as opiniões das entidades autoras e é da sua exclusiva responsabilidade.

A Comissão Europeia não assume qualquer responsabilidade pela utilização que possa ser feita das informações que contém. 

image

Conteúdo do Curso

Expandir Tudo