Perguntas Frequentes

A plataforma

Como navegar pela plataforma
Faz download do guia aqui.

Sobre a iniciativa Blended Learning

1. O QUE É A INICIATIVA “BLENDED LEARNING”?
A Iniciativa Blended Learning da AKF Portugal permite que as unidades, afiliadas e parceiros da AKF tenham acesso, criem e ofereçam cursos altamente especializados, orientados para ação prática e de muita qualidade. Os cursos “Blended Learning” da AKF visam fortalecer a sociedade civil, comunidades, staff, entre outros grupos-chave.

Os cursos combinam aprendizagens baseadas em vídeo com workshops presenciais com uma forte componente interativa para garantir que os/as participantes tenham a oportunidade de praticar e converter os seus conhecimentos recém-adquiridos em habilidades no seu dia a dia.

Atualmente, na plataforma global, há cursos disponíveis sobre tópicos nas áreas de agricultura e segurança alimentar, inclusão económica, sociedade civil, saúde, inovação e resultados e aprendizagem

2. PORQUÊ A ABORDAGEM “BLENDED LEARNING"?
A AKF Portugal usa a abordagem “blended learning” por vários motivos: 1) reduzir o custo da formação 2) reduzir a duplicação de esforços na área de desenvolvimento / produção de cursos 3) padronizar a qualidade da formação 4) partilhar e disseminar as melhores práticas em diferentes áreas temáticas para um público mais alargado 5) promover a aprendizagem ao longo da vida entre os/as beneficiários/as, parceiros e staff 6) garantir que o conteúdo da formação que atinja os seus públicos-alvo seja totalmente adaptado às suas necessidades, contextos e realidades.
3. QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA ABORDAGEM “BLENDED LEARNING”?
O modelo “Blended Learning” da AKF tem várias vantagens.:
A primeira é a redução de custos. Isto significa que substitui o formação de capacitação tradicional, de curto prazo e alto custo, com conteúdos “blended learning” de baixo custo e reutilizáveis, produzidos num laboratório de vídeo.

A redução do tempo presencial em sala de aula até 80% diminuí significativamente o custo de entrega do curso.

Este modelo de criação e produção de cursos também significa que os cursos são mais facilmente escaláveis e replicáveis para outros idiomas e contextos.

A segunda vantagem é o nível de localização .

Os cursos “cursos “blended learning” da AKF são disponibilizados e partilhados num leque de línguas e adaptados aos diferentes contextos culturais, socioeconómicos e linguísticos em que são distribuídos. Veja os cursos disponíveis nos vários países na nossa plataforma de Blended Learning Global aqui.

A longa experiência da AKF, no trabalho com as comunidades, tem vindo a permitir a sistematização de práticas e processos em áreas como a Educação e Desenvolvimento da 1ª infância, Educação, Sociedade Civil e Inclusão Económica que apoia à criação de cursos adaptados contextualizados e altamente relevantes para os desafios da vida real das comunidades, organizações da sociedade civil e indivíduos. A terceira vantagem é a adaptabilidade dos cursos que facilmente são adaptados ao seu público-alvo e contexto.

A maioria dos cursos de e-learning / blended learning atualmente disponíveis no mercado são orientados para públicos alfabetizados e que tenham passado por um percurso educativo. Os cursos “Blended Learning” da AKF, no entanto, são projetados para uma diversidade de públicos: de todas as idades, urbanos e rurais, alfabetizados e não alfabetizados. O conteúdo e as ferramentas dos cursos são adequados para pessoas que tenham diferentes níveis de conforto na utilização das tecnologia. O conteúdo é apresentado num formato curto e pretende ser o menos ameaçador e maçador possível para o público que está exposto ao “Blended Learning” ou à aprendizagem online pela primeira vez.

4. QUEM DESENVOLVEU OS CURSOS “BLENDED LEARNING” DA AKF?
Todos os cursos são desenvolvido por especialistas que possuem vasta experiência intelectual, prática e metodológica de campo nas áreas a fortalecer ou de interesse mencionadas e priorizadas no diagnóstico desenvolvido pela AKF nos países onde a AKF trabalha. Alguns cursos são produzidos centralmente pela AKF e são vocacionados para um público internacional / global. Estes cursos estão assinalados como “Globais” no site da AKF Blended Learning Initiative.

Outros cursos foram desenvolvidos localmente para entrega num determinado país ou região. Estes cursos têm o país de destino indicado ao lado do título do curso.

5. QUAIS SÃO OS COMPONENTES DE UM CURSO “BLENDED LEARNING”?
Os cursos “Blended Learning” da AKF têm dois duas componentes principais: Online: processo de aprendizagem autónomo através da visualização de um conjunto de lições em vídeos curtas com um/uma apresentador/a, imagens de suporte ilustrativas do contexto local, exercícios, documentos, ferramentas, questionários de auto-avaliação e outros recursos. Uma sessão presencial/ Workshop interativo: A parte baseada em vídeo inclui um/uma narrador/a local que fala para a câmara, utilizando imagens de suporte ilustrativas do contexto local, exercícios, modelos e ferramentas, questionários de auto-avaliação e outros recursos. A oficina presencial, que é padronizada e guiada, utiliza técnicas de princípios de gamificação e interatividade e é desenhada com o principio de “Aprender a fazer” para garantir que as pessoas permaneçam ativamente envolvidas ao longo da duração do workshop, garantindo assim que haja uma maior apropriação das competências práticas.
6. QUANTO TEMPO DURA UM CURSO “BLENDED LEARNING” TÍPICO?
A maioria dos cursos “Blended Learning” da AKF contém aproximadamente cerca de 1,5 horas (uma hora e meia) de material em vídeo dividido em pequenas lições de 1 a 5 minutos (em média). A sessão presencial/ workshop presencial de acompanhamento varia consoante o tema, no entanto, têm tido uma geralmente duração média de 1 dia e meio.

Dito isto, há muita variação. O curso mais curto contém cerca de 7 minutos de vídeo e é seguido por uma sessão presencial de 45 minutos. Os cursos mais longos contêm 4,5 horas de vídeo e são seguidos por uma sessão presencial de dois dias.

7. QUE PAÍSES JÁ ADOTARAM OS CURSOS “BLENDED LEARNING”?
Em março de 2021, a Iniciativa “Blended Learning” desenvolveu cursos para: Moçambique, Quênia, Uganda, Tanzânia, Índia, Paquistão, Tajiquistão, Quirguistão, Rússia, Egito, Irlanda, Estónia, Polónia, Croácia, Espanha, Portugal e Canadá.
8. A QUEM SE DESTINA A INICIATIVA “BLENDED LEARNING”? OS CURSOS “BLENDED LEARNING” SÃO APENAS PARA O STAFF DA AKF?
Os cursos “Blended Learning” da AKF são construídos para beneficiários/as da AKF, parceiros e funcionários/as da AKF / AKDN. Isso inclui a sociedade civil, comunidades e outros grupos-chave que manifestem interesse.
9. QUANTAS PESSOAS BENEFICIARAM DOS CURSOS ATRAVÉS DA INICIATIVA “BLENDED LEARNING”?
Em outubro de 2018, aproximadamente 23.000 pessoas tinham feito um curso “Blended Learning” da AKF Global.
10. De quem são OS CURSOS NO SITE DE INICIATIVA “BLENDED LEARNING” DA AKF?
Todos os cursos disponíveis no site AKF Blended Learning Initiative são propriedade da Fundação Aga Khan. Alguns cursos foram criados em conjunto com outras organizações, neste caso, e a propriedade intelectual é partilhada.
11. COMO POSSO VER UM EXEMPLO DE UM CURSO “BLENDED LEARNING” DA AKF?
Os primeiros vídeos de cada curso estão abertos a qualquer pessoa.. Por favor, vá ao separador de um curso em que esteja interessado/a e encontrará a secção que exibe todos os vídeos do curso. Todas as lições marcadas como “VER” estão abertas ao público em geral.
12. COMO POSSO OBTER ACESSO TOTAL A UM CURSO DISPONIBILIZADO NO SITE DA INICIATIVA “BLENDED LEARNING”?
Os cursos “Blended Learning” da AKF são abertos a beneficiários/as, parceiros e colaboradores/as que tenham sido matriculados num curso pela AKF ou por um das entidades parceiras.
Se não está matriculado/a num curso agendado, mas gostaria de ter acesso à componente em vídeo, entre em contato connosco pelo através do e-mail blendedlearning.akfportugal@akdn.org para avaliarmos o seu pedido. Por favor, certifique-se de incluir as seguintes informações: o nome da organização onde trabalha; a sua afiliação com a Fundação Aga Khan ou a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (se existir), o seu país de residência, a sua área geográfica, e o(s) curso(s) em que está interessado/a.
13. POSSO PARTILHAR OS CURSOS “BLENDED LEARNING” DA AKF COM OS MEUS COLEGAS?
Por favor, veja a resposta anterior.
14. EU TENHO QUE PAGAR PARA USUFRUIR DE UM CURSO?
Não, todos os cursos de “Blended Learning” da AKF são oferecidos gratuitamente.
15. A SESSÃO PRESENCIAL QUE SE SEGUE ÀA COMPONENTE DE EM VÍDEO É REALMENTE NECESSÁRIA?
O modelo de “Blended Learning” da AKF visa melhorar fortalecer as habilidades competências das pessoas em diferentes áreas. Por esse motivo, recomendamos sempre a realização das sessões presenciais/ workshop presenciais que acompanham a componente em vídeo. E o contrário também, a componente presencial é alimentada da experiência do participante no processo de aprendizagem autónomo, transpondo para o aprender-fazer.
As sessões/ workshops presenciais são baseados nos princípios da aprendizagem de adultos – incluindo aprendizagem experiencial e entre pares, prática, variada e divertida – e são desenhados para ajudar os/as participantes a converter os conhecimentos recém-adquiridos em competências prontas a serem aplicadas no trabalho e no seu dia a dia.
16. POSSO ME TORNAR UM FACILITADOR DOS CURSOS “BLENDED LEARNING” DA AKF?
Sim, desde que cumpra os seguintes critérios:
Experiência / conhecimento comprovado no (s) tópico (s) do (s) curso (s) que ambiciona facilitar.
Experiência demonstrada na facilitação de cursos/ formação OU conclusão do curso de facilitação para o curso em causa
Trabalhar para uma organização que assinou um Memorando de Entendimento/ Acordo com a AKF para a entrega dos seus cursos de “Blended Learning”.
Se tiver alguma dúvida, por favor entre em contato connosco através de: blendedlearning.akfportugal@akdn.org
17. POSSO ENTREGAR CURSOS A ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS COM QUEM TRABALHO?
Por favor, veja a resposta à pergunta anterior.
18. EU OU A MINHA ORGANIZAÇÃO TÊM QUE PAGAR PARA DISPONIBILIZAR UM CURSO?
Não.
19. POSSO COBRAR PELA ENTREGA DOS CURSOS “BLENDED LEARNING” DA AKF?
Os Cursos “Blended Learning” da AKF estão registados sob a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial No-Derivatives (CC BY-NC-ND) . Isto significa que eles estão disponíveis gratuitamente e nenhum lucro pode ser obtido com a sua entrega.
Dito isto, as organizações que assinaram um Memorando de Entendimento/Acordo com a AKF para disponibilizar os cursos “Blended Learning” da AKF deverão assegurar que o acesso à lições video é feito gratuitamente. Apenas podem cobrar uma taxa de mercado razoável para a entrega da sessão presencial (pela alocação de horas do seu staff), a fim de garantir a sustentabilidade da sua oferta.
20. ONDE POSSO ENCONTRAR O GUIA DO FACILITADOR PARA UM CURSO ESPECÍFICO?
Os/as facilitadores/as do curso que foram registados na plataforma AKF Blended Learning da Initiative AKF Portugal podem fazer o download dos Guias do Facilitação na seção “Guia do Facilitação” que se encontra na página de cada curso. Apenas as pessoas autorizadas como facilitadores/as têm acesso.
Para quaisquer questões relativas aos Guias de facilitação, por favor contacte-nos para:
blendedlearning.akfportugal@akdn.org
21. EXISTE UM MODO DE EU TRADUZIR OS CURSOS QUE JÁ TENHO EM FORMATO “BLENDED LEARNING”?
Sim, muitos dos cursos disponíveis através da iniciativa Blended Learning Initiative da AKF Portugal são baseados em cursos que foram previamente entregues em formatos presenciais.
Por favor entre em contato connosco em através de blendedlearning.akfportugal@akdn.org
para explicar a sua solicitação e aprender mais sobre o processo de conversão de uma formação presencial para um formato “Blended Learning”.
22. HÁ CURSOS DISPONÍVEIS NO SITE DE INICIATIVA “BLENDED LEARNING inicitive” DA AKF QUE EU GOSTARIA DE TRADUZIR E ADAPTAR PARA O MEU PAÍS. POSSO FAZER ISSO?
Sim, os cursos de “Blended Learning” da AKF estão disponíveis para tradução e adaptação. Se está interessado em adaptar / traduzir um curso disponível no site AKF Blended Learning Initiative, entre em contato connosco em blendedlearning.akfportugal@akdn.org para explicar o pedido.
Por favor, certifique-se que inclui as seguintes informações: o nome da organização onde trabalha; sua afiliação com a Fundação Aga Khan ou a Rede para o Desenvolvimento Aga Khan (se houver); o(s) curso(s) em que está interessado em traduzir / adaptar; a(s) língua(s) para o qual está interessado(a) em traduzir o curso, incluindo o dialeto (se relevante); o(s) país (es) para o(s) qual(is) o(s) curso(s) precisariam de ser adaptados(s); ; o público-alvo para o qual você deseja adaptar o curso.
23. POSSO COLOCAR CURSOS EM VÍDEO NO SITE AKF DE INICIATIVA “BLENDED LEARNING” PORTUGAL? DA AKF?
Sim.
O site da Iniciativa de “Blended Learning” AKF Portugal tem como prepósito compilar contém cursos que foram criados pela AKF ou organizações parceiras como parte da Iniciativa de “Blended Learning”. No entanto fale connosco para em conjunto garantirmos que os critérios subjacentes à iniciativa Blended-learning AKF Portugal estão presentes. Se criou um curso como parte da Iniciativa de “Blended Learning”, mas não o encontra listado, já sabe entre em contato connosco por blendedlearning.akfportugal@akdn.org para fazer parte desta iniciativa.
24. LI A PÁGINA DE PERGUNTAS FREQUENTES E NÃO ENCONTREI A RESPOSTA À MINHA PERGUNTA. O QUE EU POSSO FAZER?
Por favor, entre em contacto através de: blendedlearning.akfportugal@akdn.org e faremos o melhor para responder à sua pergunta. Por favor, dê-nos alguns dias para responder.